By - - Comentários

E mais uma vez vamos falar um pouco sobre criação de Redes Sociais utilizando apenas Softwares e Scripts de código aberto e desta vez você irá conhecer as 5 melhores opções disponíveis e o melhor, vamos abrir espaço para soluções desenvolvidas em outras linguagens além do PHP.

Quem já conhece o TekZoom sabe que nosso conteúdo é basicamente formado por PHP e MySQL, mas agora vamos começar a mudar um pouco isso apresentando soluções criadas em Ruby on Rails, .Net e Java.

Acreditamos que desta forma iremos conseguir ajudar cada vez mais pessoas que procuram por conteúdo de qualidade. Para começar hoje você será apresentando a um Plugin para Ruby on Rails que pode ser utilizado na criação de Redes Sociais no melhor estilo Facebook e Orkut.

Curtiu a ideia? Então fique com o nosso Top 5 de scripts para Criação de Redes Sociais!

Redes Sociais – Antes de Começar…

É importante lembrar que para utilizar os scripts que iremos apresentar você precisa configurar um servidor com todos os requisitos necessários para rodar os softwares. Isto pode ser feito em Localhost utilizando os já conhecidos Wamp, Xampp e Mamp. No caso do Ruby on Rails deve ser instalado o RailsInstaller. Ele possui versões para Windows, Mac e Ubuntu como mostrado nos links abaixo:

Não iremos mostrar aqui como instalar o Ruby on Rails, mas num futuro próximos iremos publicar um TekCast sobre este assunto. Se gostou da ideia deixe nos comentários.

Elgg – Rede Social Completa

Top 5 Redes Sociais Open Source

Elgg

O Elgg é sem dúvida alguma o Script Open Source para criação de redes sociais mais conhecido da Internet e também o que mais ganhou conteúdo aqui no TekZoom. Ele é a nossa primeira opção para desenvolver um site puramente social no melhor estilo Facebook e Orkut.

O Elgg não é recomendado para ser utilizado em projetos que integrem conteúdo com recursos sociais, este script foi criado exclusivamente para ser utilizado no desenvolvimento de redes sociais puras.

Anahita – Baseado no Joomla

Top 5 Redes Sociais Open Source

Anahita

O script Anahita também já ganhou o seu próprio TekCast e merece ser lembrado em qualquer lista. Este software foi desenvolvido tendo como base o Joomla e só por isso já tem o nosso respeito.

O mais interessante no Anahita é que ele não é um Componente e sim um solução completa e o mais legal, você não precisa instalar o Joomla antes. Vale a pena conferir e até utiliza-lo na criação da sua própria rede social.

BuddyPress – Transforme o WP numa Rede Social

Top 5 Redes Sociais Open Source

Aqui entramos num novo tipo de solução para criação de redes sociais. O BuddyPress é um Plugin WordPress que transforma qualquer Blog ou Site numa rede social completa, com perfis de usuários e até criação de grupos e comunidades.

O BuddyPress é indicado para projetos que precisam ter uma área social sem se esquecer do conteúdo. Se gostou, confira nosso vídeo sobre ele.

Community Builder

Top 5 Redes Sociais Open Source

Community Builder

Agora vamos falar de um dos Componentes mais baixados e utilizados do Joomla. Diferente do Anahita, o Community Builder é uma extensão para criação de redes sociais com recursos avançados e integração completa com o CMS.

Utilizando o Community Builder será possível criar o seu próprio Facebook e ainda possuir um portal de conteúdo com interação entre os usuários. É o mundo perfeito. Ah! Tem vídeo sobre ele aqui no TekZoom também!

Community Engine

Top 5 Redes Sociais Open Source

Community Engine

Agora é hora de estreia! O Community Engine é o primeiro Plugin para Ruby on Rails que publicamos aqui no site e temos o orgulho em dizer que se trata de uma ótima solução para criação de portais sociais.

Entre os recursos disponíveis no Community Engine estão as criação de perfis, blogs e envio de mensagens privadas entre os usuários. Uma ótima solução que em breve irá ganhar um TekCast exclusivo. Curtiu?

Ei! Faltou scripts nesta lista!

Sim! Com toda a certeza! Cadê o OxWall, não é mesmo? Mas como a ideia era apresentar o Top 5 em nossa opinião, tivemos que excluir da lista algumas ótimas soluções, mas em breve voltaremos a este assunto.

Participe do nosso Fórum para tirar suas dúvidas com outros membros da nossa comunidade.

Gostou? Curta e Compartilhe nosso conteúdo para continuarmos com o trabalho original :)

Até!