Apps que ajudam a melhorar o seu desempenho mental​

Please log in ou criar conta to like posts.
News
Desempenho Mental

O fato que os smartphones são presença constante nas mãos de milhões de pessoas é inegável e, junto com a sua popularização, a criação de todas as espécies de aplicativos também cresceu. Nesse sentido, nada mais lógico do que usar a tecnologia a nosso favor desenvolvendo apps que ajudam a melhorar a nossa capacidade mental.

Vamos começar pelo app Sleep Genius. A proposta do aplicativo é sincronizar o cérebro na freqüência ideal para repouso. Ele surgiu da parceria entre especialistas em neurociência, música, som e sono a partir de uma pesquisa cujo objetivo era ajudar a NASA a colocar seus astronautas para dormir. O aplicativo auxilia os usuários a programarem uma melhor noite de sono, fazendo uso de sons que diminuem a freqüência cardíaca e respiração, além de possuir outras funções, como o power nap e o programa de relaxamento.

Pode parecer estranho mencionar um aplicativo que ajuda a dormir quando o assunto é melhorar a capacidade mental, mas a realidade é que a qualidade do nosso sono é extremamente importante, interferindo em fatores como manutenção da memória e concentração, ou seja, se você não estiver dormindo bem, vai ser mais complicado melhorar o seu desempenho metal como um todo.

O aplicativo está disponível para iOS e Android.

Source: Pexels
Source: Pexels

O Lumosity, app com mais de 85 milhões de usuários em todo o mundo, oferece sessões diárias de treinamento cerebral com mais de 25 jogos voltados para o aprimoramento de cinco principais áreas, como memória, atenção e solução de problemas. Ao criar uma conta, você seleciona as habilidades que pretende praticar e o aplicativo cria uma rotina diária customizada de jogos voltados para as áreas selecionadas. Além disso, você também pode acompanhar a própria performance através do histórico e entender melhor seus pontos fortes e fracos. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

O Fit Brains Trainer, por sua vez, é um aplicativo voltado não apenas ao estímulo da nossa inteligência cognitiva, mas também se preocupa com o desenvolvimento de nossa inteligência emocional. Assim como o Lumosity, o aplicativo tem como alvo algumas principais áreas do cérebro, como memória, velocidade de pensamento, concentração, solução de problemas, linguagem e visual-espacial, além de focar no autocontrole, na autoconsciência, na consciência social e nas habilidades sociais. Da mesma forma que um personal trainer, os jogos ainda mais difíceis a medida que você vai melhorando, sempre lançando novos desafios. O aplicativo está disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Source: Vimeo
Source: Vimeo

E é algo bem divertido – talvez o esporte mental mais famoso do momento – para colocarmos na lista também! Já há algum tempo, o poker está oficialmente junto do xadrez e de outros tantos esportes mentais como atividades que estimulam o labor de nossos cérebros. O poker é, sem dúvida, uma atividade muito complexa, sendo uma ótima ferramenta quando se trata de exercitar as nossas mentes, pois ajuda a melhorar nossas habilidades matemáticas e táticas e também nossa capacidade de concentração e foco, além de trabalhar aspectos como disciplina, paciência e, até mesmo, nossa inteligência emocional.

Nesse sentido, o com mais participantes para você praticar é o app da PokerStars. Da mesma forma que apps de xadrez, este tem versões disponíveis para iOS e Android.

Você já usa algum desses aplicativos? Conte para gente nos comentários!

Quem Curtiu?

Deixe uma resposta