Seja um Teker

TekZoom.com.br

Freeciv – O clássico jogo de estratégia em versão open source

Xbox One S

Games

Freeciv – O clássico jogo de estratégia em versão open source

Da mesma forma que quando você pensa em um jogo de baralho a primeira coisa que te vem à cabeça é o poker, se o assunto for games de estratégia o nome que você vai lembrar primeiro vai ser Civilization. Bolado pela mente do lendário Sid Meier, Civilization é um jogo de estratégia por turnos em que você lidera uma civilização pela história da humanidade com o intuito de construir e aumentar seu império desde a pré-história até à dominação global do Universo. Se alguma vez passou pela tua cabeça reescrever a história do nosso mundo esse jogo é a ferramenta certa.

Posso dizer que passei muitas e boas horas jogando esse game, seja dizimando os oponentes com um audacioso plano de guerra, seja usando a diplomacia e a contra-espionagem como estratégias para surpreender os adversários. À semelhança do poker, em Civilization para se sagrar vencedor tem que se dominar todas as variantes estratégicas do jogo ou de outra forma sairemos do desafio severamente derrotados.

Bom, mas vamos ao assunto que realmente interessa. Neste post falaremos do Freeciv, uma versão gratuita e open source de Civilization. O jogo é desenvolvido por uma equipe internacional de programadores e entusiastas e é um dos jogos de estratégia mais legais e viciantes que você vai encontrar por aí. Se acompanhou toda a série de Civilization – já
vai no sexto jogo da série – vai encontrar algumas diferenças, mas sobretudo muitas semelhanças entre o Freeciv e o Civilization II. Jogadores familiarizados com o Civilization II facilmente se vão adaptar a jogar Freeciv. No entanto, é preciso estar atento a alguns detalhes que diferem pelo que sugiro uma olhada pela wiki do game.

O jogo está disponível em 36 línguas, incluindo o Português do Brasil e apresenta inúmeras versões single-player e multi-player não só para Windows e Linux, mas também para jogar online no browser e até para desafiar seus amigos por email.

O melhor de Freeciv é que podemos ter acesso ao código fonte e nos sentimos convidados a contribuir para o desenvolvimento do projeto. Para isso você só precisa de estar familiarizado com o programa subversion da apache, software usado para trabalhar o código fonte do Freeciv. O jogo foi todo desenvolvido em HTML5 e WebGL e todo o código está acessível no site gna.org, que alberga inúmeros projetos de software livre.

Comentários

Mais em Games

Advertisement

Teker, você irá gostar

Advertisement
To Top