Cartase – Crowdfunding Open Source

Please log in or register to like posts.
News
Crowdfunding Open Source - Cartase

Você sabe o que é Crowdfunding? Traduzindo de forma simples e rápida é Financiamento Colaborativo ou Coletivo. O termo se aplica quando várias pessoas se juntam para ajudar, ou financiar, algo, seja um produto, ideia ou serviço.

Imagine que você crie um novo Videogame. A ideia é sensacional, repleta de novidades e recursos nunca antes visto. Só tem um problema, você não tem dinheiro para iniciar o projeto, nem mesmo para comprar os componentes necessários para que o Videogame tenha um protótipo funcional. É ai que entra o Crowdfunding.

Você pode pedir para outras pessoas investirem na fabricação do seu Videogame, comprando cotas que podem variar de R$ 1,00 a R$ 1.000,00, dependendo exclusivamente do valor mínimo que você necessita. Quando o produto estiver pronto você poderá enviar para os investidores uma, ou mais, unidades do Videogame. Tudo funciona como uma moeda de troca. Você lança a ideia, as pessoas a compram e você devolve o investimento entregando o produto final.

O site que oferece um sistema completo de Crowdfunding e que faz muito sucesso é Kickstarter. Nele você encontrará pessoas pedindo ajuda financeira para criar novos televisores, computadores e até mesmo videogames, como no nosso exemplo. São milhões de dolares investidos em ideias todos os meses.

O dinheiro para manter o Kickstarter vem da porcentagem cobrada por cada negociação realizada no site. Bom para quem tem a ideia, bom para quem investi nela e ótimo para o dono do site. Um mercado incrível, não?

Crowdfunding Open Source - Cartase

Crie o seu próprio Kickstarter!

Não costumamos postar scripts no TekZoom desenvolvidos em Ruby on Rails, mas por se tratar de uma iniciativa brasileira ela merece todo e qualquer destaque.

Cartase é a primeira plataforma de Crowdfunding Open Source. Na verdade o site de mesmo nome é um dos mais bem sucedidos no mercado nacional e depois de algum tempo seus desenvolvedores resolveram liberar o código fonte para a comunidade e também para pessoas interessadas em criar seus próprios projetos de Financiamento Coletivo.

Se você nunca mexeu ou nem sabe o que é Ruby on Rails, poderá ficar um pouco perdido para realizar a instalação e configuração, mas com um pouco de paciência, estudo e perseverança irá conseguir colocar o seu site no ar e quem sabe até fazer mais sucesso que o original. Tudo depende do quanto deseja ter o seu próprio Kickstarter.

Informações e Download

Site Oficial: http://catarse.me/pt
Download do código fontehttps://github.com/danielweinmann/catarse

Agora é com você! Não deixe de comentar o que achou e até mesmo publicar a URL do seu projeto.

Gostou? Curtiu? Então nos ajude a continuar no ar votando no TekZoom no prêmio TopBlog 2012! Clique aqui, só leva 5 minutos!

Até e obrigado!

Curta este artigo :)

Deixe uma resposta