Reinaldo Silotto
· 1 min read

Curso de Criação de Ambiente Local de Desenvolvimento – Node.js – Vídeo #2

Como você pode acompanhar no vídeo a instalação e configuração básica do Node.js é muito rápida e tranquila, mesmo para quem esta tendo o primeiro contato com a tecnologia agora.

Nossa ideia é produzir vídeos e conteúdos mais simples agora e no futuro falar de temas avançados e demonstrar como desenvolver uma aplicação completa. Mas lembre-se, para chegarmos a este ponto é necessário iniciar tudo pelo básico.

Node.js – JavaScript Runtime

O Node.js é uma plataforma para desenvolver e criar aplicações do lado do servidor (server-side) utilizando JavaScript (V8 JavaScript Engine). A ideia desta tecnologia é possibilitar o desenvolvimento de soluções completas utilizando código base em JavaScript.

O mais interessante é que profissionais que já trabalham com JS conseguem aprender rapidamente os detalhes do Node e por ser uma tecnologia aberta e amplamente divulgada, os novos desenvolvedores aprendem rapidamente como tirar o melhor da plataforma.

Código do vídeo

Para deixar tudo ainda mais interessante, vamos disponibilizar aqui um código diferente do mostrado no TekCast, desta forma você poderá treinar e aprender muito mais.

const http = require('http');

const hostname = '127.0.0.1';
const port = 3000;

const server = http.createServer((req, res) => {
res.statusCode = 200;
res.setHeader('Content-Type', 'text/plain');
res.end('Hello World\n');
});

server.listen(port, hostname, () => {
console.log(Server running at http://${hostname}:${port}/);
});

Você deve digitar este código no seu editor preferido e depois rodar no navegador, como mostramos no vídeo. Se não conseguir nos envie uma mensagem 🙂