Google Developers São Paulo – Docker vs Vagrant

Please log in or register to like posts.
Video

Nesse artigo, vamos falar sobre problemas bem comuns em ambientes de desenvolvimento: os ambientes de desenvolvimento (Especificamente, Docker vs Vagrant).

Conflitos entre configurações, versões de S.O., frameworks, bancos de dados, arquiteturas e diversas outras dificuldades enfrentadas entre estações de desenvolvedores nas equipes, ambientes de QA/homologação e produção são cada vez mais devoradoras de tempo (e lucro!) nas empresas atualmente.

Esse problema se agrava mais ainda com a adoção do Continuous Delivery por parte dos grandes frameworks do mercado, tornando bem rápida a depreciação entre os ambientes dentro da empresa, que ficam obsoletos e desatualizados em pouco tempo. Então sobe ao palco nossas estrelas do artigo: Docker vs Vagrant!

O Google Developers São Paulo

A iniciativa Google Developers tem como intuito unir as comunidades de desenvolvedores com foco em inovação, novas tecnologias e obviamente, tecnologias Google.

Conforme as últimas estatísticas, existem 598 GDGs espalhados por 100 países, nos quais foram realizados 4.437 eventos nos últimos 6 meses.

Desses 598 GDGs, temos o orgulho de ser o 2º no mundo, perdendo apenas para o de Nova York – valeu comunidade dev!

GDG São Paulo - Devfest 2015

A 7COMm, nosso host da vez

A 7COMm é uma das empresas mais tradicionais no ramo de tecnologia no Brasil, com 30 anos de mercado, e está presente nas maiores e mais influentes organizações brasileiras. Ela disponibiliza seu espaço para eventos da comunidade de tecnologia sobre os mais diversos assuntos, sempre estimulando a evolução profissional e pessoal de todos, metade dos organizadores do Google Developers São Paulo trabalham na 7COMm.

Docker vs Vagrant

Na hora do deploy, você ainda faz CTRL+C / CTRL+V? Sobe fontes via FTP? Arrasta arquivos em uma unidade mapeada? E ainda tem um roteiro de Deploy gigante.

Deploy Script

Tem problemas de conflito de ambientes local, dev e production?

Virtual Machine ManagementEstá cansado de ver toda a metodologia ágil ir pro buraco a hora que chega no deploy?

Continuous Delivery & Continuous Deployment

Orgulhosamente ostenta um lustrado broche em sua camisa do clássico mantra “Works on my machine!”?

Works On My Machine Badge

Então, essa talk é pra você!

Nela vamos mostrar dois gigantes da virtualização de ambientes: Vagrant e Docker.

Docker vs Vagrant

Independente do seu conhecimento prévio, mostraremos na prática o funcionamento para que não fique dúvidas.

Serão abordados desde o princípio, passando por:

  • O que são?
  • Como começar?
  • Onde podem serem usados?
  • Performance de ambos

Como são mágicos! Bom, o restante vocês conferem assistindo!

Clique aqui e veja os slides.

Transmitimos ao vivo no YouTube Live. Confira o replay de Docker vs Vagrant:

Youtube Live
Youtube Live

Equipe:

Alisson Zampietro

Desenvolvedor web há 4 anos, destes trabalhando com PHP há 2 anos e buscando soluções que possam melhorar a performance de sistemas web. Sempre em busca de conhecimento e sempre tentando compartilhar com quem está ao redor. Nas horas vagas estuda novas tecnologias ou pedala. Nosso palestrante para Docker vs Vagrant.

Fernando Rychlewski

Mais de 16 anos de desenvolvedor curioso (Nerd) e mais de 8 anos de experiência em Análise e Gerência de Projetos de Sistemas em arquiteturas Web/Cloud, atua na elaboração de evoluções tecnológicas e arquiteturas em sistemas de grandes corporações no mercado.
Também Organizador e Palestrante de eventos para a comunidade de Desenvolvedores brasileiros (Google Developers São Paulo, NetCoders, iMasters, TekZoom, etc), além de 12 anos de experiência com design gráfico (CEO de uma gráfica, seu Hobbie).

Benedito Batista

Web Developer na 7COMm, Android developer por diversão, Co-organizer do GDG-SP Há mais de 20 anos tentando aprender alguma coisa

Thuany Serpa  

Atua como Designer de Interação, com especialização e conhecimento sólido em experiência do usuário (Wireframes e protótipos navegáveis, criação de personas, testes e controle de qualidade) e interface para plataformas online (WebApps com foco em Webstandards e Acessibilidade).

Links importantes:

Curta este artigo :)

One comment on “Google Developers São Paulo – Docker vs Vagrant

Deixe uma resposta