Soluções para Instalar o Apache, PHP e MySQL no Computador!

Please log in or register to like posts.
News
Apache - PHP - MySQL

Servidor Localhost, esta é a palavra mais citada aqui nos comentários do TekZoom e nas Redes Sociais que fazemos parte. Criar um servidor local para rodar aplicações e scripts é sem dúvida alguma a parte mais importante do desenvolvimento.

É localmente onde testamos e validamos o código, sempre levando em consideração que após este passo o projeto será publicado e liberado para os usuários. A vantagem em fazer tudo no computador  é a rapidez e facilidade, sem dizer que neste caso nem precisamos de conexão com a Internet.

Instalar o Servidor Web, o gerenciador de Banco de Dados e a linguagem que pretendemos utilizar nem sempre é simples e exige um conhecimento avançado para ser feito. Quer dizer, quando não utilizamos softwares que fazem a instalação e configuração de forma automática.

É justamente sobre estes programas que iremos falar neste artigo…

Servidor Localhost – Apache, PHP e MySQL

Existem vários softwares que instalam automaticamente o Apache, PHP e MySQL nos Sistemas Operacionais Windows, Mac OS e Linux.

A escolha por um deles é totalmente pessoal, pois no final das contas todos fazem exatamente a mesma coisa. Claro que alguns possuem recursos extras, mas essencialmente rodam com facilidade scripts e aplicativos PHP e MySQL.

Neste artigo você irá conhecer quatro programas que irão agilizar o desenvolvimento de seu projetos PHP/MySQL e com certeza facilitar na hora de testar e rodar suas aplicações.

Escolha o melhor para você e comece a desenvolver agora mesmo!

Xampp – Para todas os Sistemas Operacionais

Xampp
Xampp

Talvez este seja o programa indicado para quem utiliza Linux e Mac OS para desenvolver seus sites PHP e MySQL. O Xampp possui versões para praticamente todos os Sistemas Operacionais e sua instalação e utilização é muito simples, na verdade esta é uma característica comum em todos os programas listados aqui.

No Xampp todas as configurações do Apache são definidas como “on“, ou seja, todos os recursos do servidor web estarão ativadas, o que pode ser muito bom para quem precisa testar algum script o mais rápido possível, sem se preocupar com configurações.

Tudo bem que ter tudo ativado pode significar um risco de segurança, mas nada impede de alterar as configurações após a instalação.

Para conhecer e baixar:

WampServer – O mais conhecido

Wamp
Wamp

O Wamp é o nosso preferido. Não sei exatamente dizer porque, mas sempre utilizamos este programa para rodar e testar nossos scripts.

Sem dúvida alguma o Wamp é um dos mais utilizados e está há muito tempo recebendo novas atualizações e melhorias. Mas o maior problema do Wamp é que ele só possui versões para Windows, o que deixa na mão programadores e usuários de Mac OS e Linux.

Como todos os softwares apresentados aqui ele instala e configura com facilidade o Apache, PHP e MySQL em qualquer PC Windows.

Para conhecer e baixar:

VertrigoServ – Simples e Poderoso

VertrigoServ
VertrigoServ

Este é talvez o menos conhecido entre os quatro instaladores apresentados aqui. Mas isso não quer dizer que ele seja ruim, pelo contrário, o VertrigoServ é uma solução completa para programadores PHP e MySQL.

Uma característica importante no VertrigoServ é a facilidade de encontrar e alterar os arquivos de configuração do Apache, além de facilitar configurações extras no PHP.

O VertrigoServ só pode ser utilizado em Computadores Windows, mesmo assim é uma ótima alternativa para quem não gosta do Wamp. Se não conhece, merece ser pelo menos testado.

Para baixar e conhecer:

EasyPHP – Instale um Servidor Local

EasyPHP
EasyPHP

O EasyPHP é o avô de todos os programas deste artigo. Seu lançamento aconteceu em 1999 e sem dúvida alguma foi o mais utilizado por muito tempo.

Como os dois anteriores, o EasyPHP facilita a instalação do Apache, MySQL e PHP no Windows. O que mais chama a atenção neste software é a rapidez e também a sua interface de configuração.

Agora, se você pretende hospedar seu site no próprio computador, fique ligado, pois existe um novo projeto baseado no EasyPHP conhecido como Personal Web Server. Com esta nova versão você poderá compartilhar seus sites e projetos com quem quiser, sem precisar pagar por uma hospedagem. Quando será o lançamento? Em algum dia de 2013!

Para conhecer e baixar:

Finalizando…

As quatro opções são ótimas e com toda certeza pelo menos uma delas irá servir como uma luva para você e seus projetos. Como dissemos no início, a escolha é totalmente pessoal, pois no fim das contas todos eles fazem a mesma coisa, ou seja, instalam e configuram de forma automática o Apache, PHP e MySQL no seu computador.

Fique a vontade para testar todos eles e encontrar o melhor para o seu dia a dia. Compartilhe, Curta e Comente! Isso nos ajuda a criar novos conteúdos originais para você!

Até!

Curta este artigo :)

3 comments on “Soluções para Instalar o Apache, PHP e MySQL no Computador!

  1. Pingback: Crie um Site Multi-Idioma utilizando o CMS Joomla - TekZoom.com.br

  2. Pingback: Joomla 3.1 - Curso Básico em Vídeo - Parte 1 - Grátis - TekZoom.com.br

  3. Pingback: Anahita - Vídeo Passo a Passo para Criar sua Rede Social - TekZoom.com.br

Deixe uma resposta